1958 – a primeira estrela

1958Num momento em que o futebol brasileiro vive a sua mais grave crise, tanto do ponto de vista técnico quanto institucional, nada mais oportuno do que um livro como 1958 – a primeira estrela, que nos lembra do momento mais importante da nossa história futebolística.

Mas esse não é apenas um livro sobre a conquista do primeiro título mundial da Seleção Brasileira. Trata-se de um romance, que atravessa quase duas décadas, para mostrar, através de seus personagens reais e fictícios, os episódios mais marcantes das décadas de 1940 e 1950.

Com muita habilidade, os autores costuram os acontecimentos que trazem toda a dimensão histórica daqueles anos tão decisivos do século que passou. Desde o fim da Segunda Guerra Mundial, passando pelo crepúsculo da Era Vargas, pelo início dos Anos JK, para desaguar na conquista inédita da Taça Jules Rimet por uma seleção que revelava ao mundo nada menos que Pelé e Garrincha.

Os autores

Aldizio Tabosa, carioca, nascido em 1966, pós-graduado em Direito do Trabalho e Processo do Trabalho, Analista Judiciário do Tribunal Regional do Trabalho da 1ª Região, apaixonado por futebol, torce pelo Flamengo e coleciona de artigos do clube desde 1978.

Marcelo Rosenthal é servidor público, professor e autor de livros de língua portuguesa para concursos públicos. Apaixonado por esportes, enxerga o futebol como um elemento inserido na cultura, na política e na história.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *