A máquina

A Máquina - Michael Schumacher, o melhor de todos os temposUm símbolo de um esporte, Michael Schumacher – o “talento do século” – segundo Niki Lauda -, tem sua trajetória retratada em A Máquina – Michael Schumacher, o melhor de todos os tempos. Com impressionante riqueza de detalhes, a jovem jornalista brasileira Alicia Klein conta nesta obra a história do heptacampeão. Desde seus primeiros passos na pequena Kerpen até seu primeiro título na Ferrari – momento que marcou o início de uma hegemonia sem precedentes e estabeleceu novos parâmetros para o esporte.

Idolatrado por ferraristas, adorado e respeitado pelos colegas de trabalho, querido por todos que o conhecem de perto, esta é a história de Schumi, ou Michael Schumacher, o humilde filho de um pedreiro alemão que só pôde começar no kart graças à generosidade de vizinhos e conhecidos, e se tornou uma das figuras mais admiradas – e controversas – da história da Fórmula 1.

Sem fugir à polêmica, o livro assinado por Alicia também enfrenta a inevitável comparação com os outros dois maiores nomes da Fórmula 1: Alain Prost e Ayrton Senna. Com estatísticas completas das  corridas do alemão, são listados, além das insuperáveis marcas de pódios, pontos e títulos, os seguintes recordes: vitórias seguidas em uma temporada; voltas mais rápidas; mais hat tricks – pole, volta mais rápida e vitória; maior número de pódios seguidos; maior diferença sobre o vice-campeão; título mais rápido (maior antecipação da história); mais pole positions, etc.

Nenhum detalhe ficou de fora da narrativa de Alicia: as primeiras competições, a família, a chegada à Fórmula 1, o casamento, os rivais, as performances inesquecíveis (e também as esquecíveis), a chegada dos filhos, as dificuldades, as polêmicas, os contratos de publicidade.

Num trabalho de pesquisa impecável, a autora nos oferece números, as melhores análises, a opinião dos nomes mais importantes do automobilismo e os depoimentos mais embasados sobre um vulto do esporte que, para alguns, jamais será superado.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *