Alex, a biografia

Alex, a biografiaFatos marcantes e relatos surpreendentes. Em Alex, a biografia, Marcos Eduardo Neves conta a trajetória de um dos maiores nomes do futebol brasileiro. Alex foi ídolo do Coritiba, do Palmeiras, do Cruzeiro e do Fenerbahçe, da Turquia. É um dos craques que não jogaram uma Copa do Mundo. Uma razão é que competia com Ronaldinho, Rivaldo e Kaká, que se tornaram os melhores do mundo.

Outra é que muitos não compreenderam a grandiosidade de seu talento. Ele, diferentemente do jogador que estava sempre com a bola, tentando uma jogada, muitas vezes, errada e impossível, esperava o momento certo para brilhar, assim como os grandes pintores impressionistas iam para os campos abertos, à espera do brilho ideal da luz para fazer suas obras geniais.

O livro apresenta, narrado ora pelo próprio jogador, ora pelo autor do livro, detalhes da sua vida amorosa e pessoal jamais revelados anteriormente, como gravidezes perdidas e momentos de angústia às vésperas do parto complicado de cada um dos três filhos.

As dificuldades da infância pobre, os percalços no começo da carreira, os maiores títulos, o porquê de não ter sido convocado para nenhum Mundial, apesar da inquestionável técnica, tudo está exposto com clareza na obra. Bastidores do futebol são enfatizados, como companheiros de posição tentando puxar tapete, momentos de tristeza, decepção, revolta e incontáveis alegrias.

Os motivos de ter virado mais do que celebridade, e sim personalidade, na Turquia: a identificação com o país, o respeito à cultura, a devoção a seu clube. O craque disseca todos os fatores que fizeram com que pedisse a rescisão de seu contrato, em 2012. Conta pormenores da romaria e vigília de milhares de torcedores por 12 dias e 12 noites defronte à sua casa, além da despedida emocionada no aeroporto Atatürk.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *