Almanaque dos Velhos Brasileirões

Almanaque dos Velhos BrasileirõesA recente decisão da CBF de igualar em valor todos os títulos nacionais disputados em caráter oficial de 1959 a 1970 aos demais jogados desde então, causou enorme turbilhão na opinião pública e obrigará muitos cronistas a reescrever a história do nosso futebol.

Mais importante do que entrar no mérito da discussão em voga na mídia sobre se foi uma atitude acertada, se foi justa, se foi demagógica, se houve erros de avaliação na decretação de todos os títulos, o que os autores esperam é tão somente contar como se sucederam aquelas competições que nos remetem justamente a um momento em que o futebol brasileiro se afirmava no panorama mundial, com três conquistas de Copa do Mundo em quatro edições disputadas.

Tempos em que nossos melhores atletas atuavam em nossos clubes, época em que os estádios ficavam apinhados de gente e que as brigas eram fatos isolados. Período em que era possível memorizar a escalação de nossas equipes com a maior facilidade, quando grandes times foram formados. E é isso que os autores registram a partir de agora: a história dos primeiros campeonatos brasileiros de clubes.

Os autores

Frequentador dos estádios desde 1974, Alexandre Mesquita há mais de 20 anos realiza pesquisas diversas sobre futebol. É autor dos livros “Clássico Vovô”, “Um Expresso Chamado Vitória”, “Almanaque dos Velhos Brasileirões” e “Jogos Memoráveis do Vasco”.

Jefferson Almeida formou-se em Jornalismo na PUC-RJ. É colecionador, pesquisador autor dos livros “Clássico Vovô”, “Um Expresso Chamado Vitória”, “Almanaque dos Velhos Brasileirões” e “Jogos Memoráveis do Vasco”.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *