Milani, o artilheiro aviador

Milani, o artilheiro aviadorQuem foi Mário Milani? Apesar de ter sido um jogador de futebol de grande destaque na década de 1940, estando entre os melhores do Brasil numa época de grandes craques, muitos, mesmo entre os que se interessam por futebol, não o conhecem. Milani foi campeão paulista pelo Corinthians, carioca pelo Fluminense, bicampeão brasileiro pela Seleção Paulista, artilheiro do Campeonato Brasileiro de Seleções por duas vezes e do Campeonato Paulista, além de ter passado também por São Paulo, pouco depois do clube ser fundado, Juventus e Paulista de Jundiaí. Trata-se de um dos poucos jogadores que chegaram a fazer 100 gols pelo Sport Club Corinthians Paulista.

Mas ele foi muito mais do que um jogador de destaque. Milani foi um funcionário público dedicado, tendo trabalhado como Secretário de Finanças em Jundiaí e colaborado durante anos em Itupeva, um município vizinho. Tanta dedicação e a bela carreira como jogador renderam-lhe muitas homenagens, como um viaduto e um estádio de futebol que recebem seu nome.

Milani foi alguém que sempre se dedicou à família – a esposa Maria, com quem viveu até falecer, num casamento de quase 60 anos, seus pais, irmãos, filhos, netos e bisnetos. Pilotou aviões, foi professor e passou praticamente toda sua vida em sua cidade natal, Jundiaí.

Este é um pequeno resumo de quem foi Mário Milani. Mais detalhes da vida deste grande personagem se encontram no livro Milani, o artilheiro aviador, de Gustavo Longhi de Carvalho.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *